EducACAO – Vivência plena da infância e educação de qualidade

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA) e tem hoje 731 mil crianças fora da escola. A região Nordeste é uma das mais afetadas, com um agravamento direcionado a população negra e as comunidades de áreas rurais, que se encontram ainda mais distantes de uma educação de qualidade. Essa é a realidade de muitos povoados no município de Maraú, onde o Instituto Inkiri se localiza e em especial do povoado do Caubi, localizado apenas a 6km da comunidade Inkiri.

Quem Somos

A Escola Inkiri nasceu do desejo de educar seres livres, felizes e conectadas com as suas potencialidades. Nasceu do desejo de transformar! Transformar velhos padrões e formatos educacionais que não nos servem mais à vida, que nos desconectam de quem somos e da nossa ligação com o mundo que nos rodeia.

O que é uma educação transformadora para nós? Quais os nossos valores?

Esses questionamentos nos guiam na construção da Pedagogia Inkiri, fazendo dela um organismo vivo, que se faz e refaz através da reflexão constante sobre o que é importante para uma aprendizagem significativa e afetiva, que cuide do desenvolvimento integral do ser: físico, emocional, espiritual e cognitivo.

Hoje somos uma Comunidade de Aprendizagem, onde as relações de ensino aprendizagem acontecem através de experiências integradas com a comunidade e natureza na qual estamos imersos, com base nos valores da Auto Responsabilidade, Solidariedade e Gentileza. É importante para nós que o aprender seja um espaço de autoconhecimento, afeto e criatividade, onde a criança encontre lugar seguro e fértil para desenvolver e colocar no mundo seus dons e talentos.

Por isso, as raízes que estruturam a nossa prática pedagógica são o autoconhecimento, onde as crianças exercitam o seu olhar para si, para suas emoções, desafios e potencialidades, a comunidade, onde as crianças são convidadas sempre a aprender com o seu entorno, através das relações e vínculos construídos com as pessoas com quem convivem, e ecologia, o estar em harmonia com a natureza, observando-a aprendendo com ela e refletindo constantemente sobre as nossas escolhas e como elas impactam o mundo em que vivemos.

O que você está apoiando

Acreditamos na potência da pedagogia Inkiri como forma de transformação de si e do mundo. Nosso trabalho valoriza o ser em suas potencialidades possibilitando a construção de relações mais conectadas e potentes com o coletivo, indivíduos críticos, questionadores e engajados em contribuir com a transformação social. Por isso, é nosso sonho que a Escola Inkiri seja um espaço cada vez mais plural e inclusivo, lugar de aprendizado e de ampliação de mundo no encontro com o outro. Nosso sonho é poder atender cada vez mais crianças da região de Marau, contribuindo para trazer uma educação inovadora e de qualidade (ODS) para região onde estamos localizados, podendo atender ao maior número de crianças de fora de Piracanga.

O que será feito com sua doação

  • Apadrinhamento de crianças da região de Maraú;

  • Apoiar Formação de educadores;

  • Apoiar atividades inspiradoras para crianças da região e parcerias com escolas da península de Maraú;

  • Compra de jogos pedagógicos, livros e recursos para pesquisa;

O que está dentro do apadrinhamento? OU O que estou apoiando com o apadrinhamento?::

Quando você escolhe apadrinhar uma criança da região para participar da escola Inkiri, o valor investido contempla além do trabalho pedagógico, também o seu transporte para a escola, cuidado com alimentação orgânica e saudável e materiais escolares.

Compromisso global alinhados a ONU

Status
Situação: Em andamento
Data de início: 2015
Categoria: Ambiental

Vivência plena da infância e educação de qualidade

EducACAO – Vivência plena da infância e educação de qualidade O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA) e tem hoje 731 mil crianças fora da escola. A região Nordeste é uma das mais afetadas, com um agravamento direcionado a população negra e as comunidades de áreas rurais, que se encontram […]